Estrabismo

12/03/2019

O estrabismo é o desalinhamento da posição dos olhos. Enquanto um olho fixa, o outro pode estar desviado para dentro (esotropia), para fora (exotropia), para cima (hipertropia) ou para baixo (hipotropia).

Geralmente é facilmente percebido pelos familiares que, além do desvio, podem notar posições de cabeça compensatórias ou nistagmo (oscilação ocular, tipo vai-e-vem, involuntária). Casos de surgimento mais tardio geralmente se associam com diplopia (visão dupla). No entanto, casos de desvios muito pequenos ou intermitentes podem passar despercebidos. Daí a importância de exames regulares com o oftalmopediatra.

Os estrabismos são comuns em crianças, mas podem surgir também em adultos. O paciente deve ser avaliado pelo oftalmologista assim que seja percebido o desvio, para que seja determinado o tipo e a causa do desvio e, assim, iniciar o tratamento o mais rápido possível. É importante uma avaliação também no sentido de afastar causas neurológicas do desvio ocular que podem trazer, inclusive, risco de vida.

Na criança, quando não tratado precocemente, pode levar ao desenvolvimento de ambliopia, que é a falta de desenvolvimento da visão do olho que permanece por mais tempo desviado.

O tratamento irá depender do tipo do estrabismo, podendo envolver o uso de óculos, oclusão, cirurgia e/ou toxina botulínica.

Medi Dent | Vamos manter seu sorriso saudável
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora